Dica: Vida longa ao Livro!




Boa noite!!

Hoje vim dar dicas de como cuidar do seu amado e querido livro, dando-lhe vida longa e saudável. 
Afinal, eles são feito de papel e são frágeis, para nosso total desespero! 
Queria que os meus livros fossem indestrutíveis, mas como isso é meio impossível, aqui vai alguns toques que podem ajudar no conservação dos nossos amados.

Vamos lá?

·         Primeiro te tudo! Não colocar seus livros em lugares úmidos, onde pode acarretar a perda dos seus preciosos por mofo. Também não expor ao sol.

·         Não fazer orelhas nas pontinhas das paginas. Gente, marcador existe!!

·         Limpar bem as mãos depois de refeições para não melecar, manchar ou engordurar seu livro.

·         Para você que leva seu livro para cima e para baixo (assim como eu), consiga, se possível, sacolas plásticas (plástico bolha serve!), lhe previne de chuva, e de sujeiras acumuladas em bolsas e mochilas.

·         Você que é estabanada (assim como eu de novo rs) cuidado! Uma pequena  queda pode fazer grandes estragos em seu livro.

·         Não risque seu livro! Ele é um LIVRO e não CADERNO!

·         Mantenha-os empilhados verticalmente, ajuda na conservação das lombadas.

·         Não use seu livro como apoio para anotações.

·         Nada de uso de adesivos, clipes e grampos.

·         Deixe sua estante alguns centímetros afastada da parede para facilitar na circulação do ar.

·         Tente, uma vez por mês (ou mais) limpar seus livros e estante, livrando ambos de poeiras e supostos insetos (como a traça que ama comer papel, cupins e roedores).

·         Mantenha seu livro longe de crianças!! Sério. Elas são prejudiciais a vida de seu livro.

Por fim, leia, desfrute das melhores aventuras de sua vida tratando sempre seu precioso com amor e dedicação. Lembrando que quanto mais você cuida e valoriza seu livro, sempre poderá aproveitar das viagens que ele lhe proporcionara.




Beijos ;*


Bruna


6 comentários:

  1. Ótimas dicas! Quem dera todo mundo tivesse a preocupação de conservar os livros.
    Confesso que não tomo alguns desses cuidados (vou ficar mais atenta a partir de agora), mas, em geral, tento preservá-los da melhor forma possível.
    obs: Tem muita gente que anota tudo nos livros mesmo. Particularmente, não gosto. Mas consigo entender alguns dos motivos. Então, na minha humilde opinião, esse ponto fica a critério de cada um.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga
    Eu infelizmente nao tomo todos os cuidados, mas graças a Deus, os meus livros tão direitinhos ainda! Eu confesso que faço orelha nos livros.. mas é só uma pontinha de nada, da página q eu vi algum trecho que curti ou citações de personagem de coisas reais, pra coluna aqui do blog.. heheh sorry!
    Adorei o post!

    bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Eu sou super ciumenta com meus livros, e acho que já tomo todos esse cuidados, menos deixar todos na vertical, porque não tinha mais onde colocar eles :P
    E eu também não limpo eles uma vez por mês, porque não tenho tempo, mas limpo eles a cada dois meses mais ou menos.
    Sempre lavo a mão antes de ler, porque uma vez eu sujei um livro(que tinha paginas brancas) com maquiagem, quase morri quando vi, e depois disso eu sempre lavo bem as mãos.
    Adorei as dicas :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá Bruna!
    Ótimas dicas, só sigo algumas de pelo menos uma vez no mês da aquela limpada nos livros, mas fora isso não sigo as outras dicas, só deixar bem longe não só de crianças como de adultos descuidados rs' que parecem crianças hahaha...

    Beijos,
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Bruna essa ultima dica foi sensacional... rsrsrsrs eu sei o que elas são capazes de fazer.
    Amei o post e amanhã mesmo vou dar uma geral outra vez nos meus amados pra tirar a poeira.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  6. Essas dicas todo leitor assíduo deve saber na ponta da língua né? rs mas pra quem está começando essa jornada maravilhosa, as dicas são SUPER válidas (:

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :( ( :) ) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd