Sobre o livro : A garota que você deixou para trás

Oiie amorecooos,
Terminei esse livro na semana passada, mas to com dificuldade pra expressar o que senti quando terminei.
Vou tentar ser coerente e breve.. hehehe



Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard. Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo — a família, a reputação e a vida — na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra. Quase um século depois, na Londres dos anos 2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Ao mergulhar na história da garota do quadro, Liv vê, mais uma vez, sua própria vida virar de cabeça para baixo. Tecido com habilidade, A garota que você deixou para trás alterna momentos tristes e alegres, sem descuidar dos meandros das grandes histórias de amor e da delicadeza dos finais felizes.

O livro é dividido em duas partes. A primeira acontece no passado, no período da primeira guerra mundial e a segunda no ano de 2006. Começamos o livro com a história de Sophie Lefèvre, uma jovem que tem seu marido Édouard, na guerra, vive com uma irmã, Hèléne e um irmão mais novo, Aurelien, e seus sobrinhos. Com toda dificuldade que havia na época, ela se torna uma mulher forte e batalhadora, fazendo o possível pra manter sua família, arrumar alimentos que eram escassos e permanecer em segurança. A história mostra como a vida na guerra não era fácil para os combatentes e para as famílias, ainda mais numa cidade ocupada pelo exercito inimigo. A única coisa que consola e da esperanças a Sophie é um auto retrato feito por Edouard antes de ir para a guerra, imagem esta que foi muito cobiçada por um Kommandant nos tempos de guerra. Na segunda parte, conhecemos Liv Halston, uma jovem viúva que não consegue seguir a vida após 4 anos da morte do seu marido, Liv vive uma casa construída pelo falecido, que era um famoso arquiteto, por mais que esteja passando dificuldade na vida financeira, ela se recusa a abandonar a casa e o legado do seu marido. Na época que se casou, Liv ganhou um presente em sua lua de mel, um quadro chamado A garota que você deixou para trás, este objeto é o que ela possui de mais importante desde que ficou sozinha, ela sente que gostaria de ter a força que a mulher do quadro aparenta ter. 

Então pessoinhas, Eu gostooooo tantoooooo de livros que misturam passado, presente, histórias reais, guerras, amor, tristeza e emoção. 
Eu senti vontade de comprar esse livro no momento em que o vi lançado, porque Jojo me conquistou quando escreveu "Como eu era antes de você" e porque a capa é simplesmente LINDA!
Meus queridos, o livro é excelente! É maduro, emocionante e mostra uma realidade triste e comovente.
Sophie é uma mulher tão forte e determinada, ela comete alguns erros, mas sempre com esperança, e por isso, por mais que eu tenha pensado como ela podia ser tão ingenua, não conseguia ter raiva dela, porque imagino que no período em que ela vivia, esperança era a unica coisa que eles ainda tinham! Sua irmã, Hélène, é igualmente corajosa, mas seu irmão Aurelien é um saco! (Ainda sinto raiva dele!)
No "presente" vemos Liv, uma mulher frágil, mas teimosa, vai até o fim para defender o que acredita. Logo no inicio da segunda parte, Liv leva uma amiga pra morar com ela e eu adorei a Mo, que menina engraçadaaa! deu uma balanceada na história, e também conhecemos Paul, o homem que finalmente deixa Liv interessada. 
O livro me deixou muito curiosa, pela escrita de Jojo, sentia que sempre haveriam mais coisas pelo caminho, mais mistérios para acontecer! E fala sério, isso é fundamental , né.? despertar a curiosidade do povo!!!

Bom, meu povo, o livro é ótimo!
Pra quem gosta de histórias reais, drama, lagrimas, mistérios, tem tudo pra curtir esse!!!
=)
bjinhos

12 comentários:

  1. O livro tem um premissa interessante mas não me senti atraída por ele e muito provavelmente nem o lerei. Mas achei a capa muito bonita.

    ResponderExcluir
  2. Oi Pam, é incrível como acaba nos faltando palavras quando queremos expressar o quanto gostamos de um livro, e os motivos para isso. Mas você conseguiu e eu fiquei com vontade de ler também.
    Bjs< Rose.

    ResponderExcluir
  3. O livro parece ser muito bom mesmo, eu ainda não o li, mas quero muito, sabe não li nenhum livro do autor, parece ser bem legal ele ser dividido entre o passado, na segunda Guerra Mundial e 2006, a historia parece ser encantadora e emocionante.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Pam, estou muito ansioso pela leitura deste livro, há muito tempo venho desejando-o, achei a história ser dividida em duas partes bem interessante! E acabei de saber que o livro vai virar filme *0* , preciso lê-lo antes do lançamento!

    Bjs,

    ResponderExcluir
  5. Os dois livros: "Como eu era antes de você" e "A garota que você deixou para trás" estão na minha lista. Espero lê-los logo :)
    Eu gosto muito de drama e tenho certeza que me emocionarei com a história. Também acho interessante essa mistura de presente e passado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Tô querendo taaaaaaaaaanto esse livro! E é tão bom ver as pessoas falando bem dela <3
    Já tô com três livros da Jojo entre meus desejados, espero não passar desse ano. E esse contexto histórico sobre a Primeira Guerra?! ~suspiros~

    ResponderExcluir
  7. Também gosto muito desse tipo de livro que mistura o passado e o futuro, gosto muito de ler livro com personagens femininas fortes e determinadas e essa é umas das razões que realmente me deixou com vontade de ler esse livro. A sinopse dele é muito interessante, quero muito ler esse livro.

    ResponderExcluir
  8. Esse livro parece ser simplesmente maravilhoso. Também gosto muito de livros que misturam presente e passado. Gosto mais ainda de livros que falam sobre a segunda guerra mundial. Fiquei desejando aqui o livro.
    Outra coisa que me chamou a atenção foi o fato da personagem ser forte. Gosto de protagonistas assim. Deixa a obra mais interessante.

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  9. Céus, preciso urgentemente desse livro.
    A capa é linda e também aprecio tudo o que você disse! Vamos torcer para que eu o compre logo!
    Quero ler também "como eu era antes de você"

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. A Jojo é uma diva! Eu já li dois livros dela e esse está aqui do leu ladinho esperando a hora de ser lido. Mas como esse livro é drama, eu vou deixar ele mais pra frente e curtir uns mais levinhos agora.
    Realmente parece muito emocionante! Fiquei curiosa sobre como vai ser a relação entre nossa protagonistas =)

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  11. Não li nada da autora ainda, mas essa capa esta fantástica.
    Espero poder conhecer a escrita dela em breve.

    ResponderExcluir
  12. Nunca li nenhum livro da Jojo, mas morro de vontade de começar a ler Como eu era antes de você !
    Amo livros que se passem durante alguma guerra e que sejam cheios de sensações diversas!

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :( ( :) ) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd